Destinos

Canadá

Assim como em qualquer intercâmbio que você faz, quando você estuda no Canadá, você investe no seu futuro. O Canadá é um país de muitas oportunidades para estrangeiros, muito seguro e culturalmente diversificado.

Do ensino fundamental ao pós-secundário, o Canadá é conhecido por oferecer educação de alta qualidade e investimento em pesquisa. Você também terá a flexibilidade de transferir entre tipos e níveis de educação sem se deparar com obstáculos comuns em outras partes do mundo.

Fazer high school no Canadá também é uma excelente opção, principalmente para estudantes que querem fazer um intercâmbio cultural de apenas um semestre acadêmico. O estudante estuda 5 meses em escola pública de qualidade e mora em casa de família. Os valores são muito tentadores e chegam a ser mais em conta que outros países como Canadá, por exemplo.

Se o estudante tiver um nível de inglês intermediário é possível encontrar instituições privadas que oferecem cursos técnicos e profissionalizantes com valores muito atraentes que o contemplarão com uma permissão de trabalho. Esses programas são ideais para quem acabou de terminar o ensino médio por exemplo, e está meio perdido no Brasil ou prá quem já tem uma profissão e quer dar um up na carreira. Um programa de 2 anos em uma faculdade privada pode ser a porta de entrada para renomadas universidades públicas canadenses e até mesmo para uma futura residência.

Os diplomas técnicos (principalmente dos colleges públicos) e universitários do Canadá são reconhecidos mundialmente. As taxas de matrícula estão entre as mais baixas nos países de língua inglesa. Além disso, ao término do programa, o estudante poderá receber um visto de trabalho que pode variar de 1 a 3 anos – dependendo do tempo de estudo – e isso pode leva-lo até mesmo a uma futura residência. Para estudar em uma instituição pública no Canadá é necessário um planejamento um pouco maior, principalmente em relação ao nível de fluência do inglês, pois a exigência é maior. Para resolver essa questão, existem os programas de pathway, que, atualmente, podem ser feitos de forma presencial ou on line. Ou seja, você pode começar a se preparar até mesmo do seu próprio país de origem, o que vai reduzir os custos.

Uma outra super vantagem de fazer ensino superior no Canadá é que você pode levar seu cônjuge e filhos juntos com você. Enquanto um dos adultos estuda e tem permissão para trabalhar meio período, o cônjuge pode trabalhar período integral (sem precisar estudar) e os filhos menores de 18 anos serão matriculados em escolas públicas sem custo algum.

Os estudantes internacionais se beneficiam dos mesmos direitos e liberdades que protegem todos os canadenses: respeito pelos direitos humanos, igualdade, diversidade e uma sociedade estável e pacífica e esses são uns dos principais motivos desse destino ser um dos mais procurados por estudantes internacionais na atualidade.

A moeda utilizada no Canadá é o dólar canadense.

Quer saber mais sobre como é estudar no Canadá? Entre em contato com a Experience World.

 

 

Irlanda

Conhecida como Ilha da Esmeralda, a Irlanda é uma ilha com aproximadamente 6 milhões de habitantes (incluindo a Irlanda do Norte, que pertence ao Reino Unido).

Com uma história riquíssima e de muita luta, a República da Irlanda é uma ótima porta de entrada para estudantes internacionais que querem viver na Europa, com uma educação de excelência com universidades reconhecidas mundialmente e escolas de inglês que oferecem os mais variados programas, para adolescentes e adultos, sem limite de idade.

Os programas de verão e high school são bastante populares entre adolescentes, principalmente europeus. Já entre os brasileiros, o programa mais procurado é o estude e trabalhe, seguido por cursos de educação superior.

De uma maneira geral, os irlandeses são muito famosos por receberem muito bem os estrangeiros, fazendo-os se sentirem em casa. O país oferece um ambiente seguro e acolhedor.

Brasileiros que planejam viajar ou estudar na Irlanda por até 3 meses receberão um visto de turista na entrada do país e não recebem permissão de trabalho. É necessário ter passaporte, passagem de ida e volta, comprovante de moradia, seguro saúde, além do dinheiro para se manter no país por todo o período. Para quem quer ficar mais tempo, o ideal é se matricular em um programa estude e trabalhe, que consiste em 6 meses de estudo e 2 meses de férias. Nesse caso, além de todos os documentos anteriores, o estudante deverá estar em posse da carta de escola. O processo de visto é feito quando o estudante já está na Irlanda, o que faz com que a Irlanda seja um dos destinos mais procurados por brasileiros.

De uma maneira geral, os irlandeses são muito famosos por receberem muito bem os estrangeiros, fazendo-os se sentirem em casa. O país oferece um ambiente seguro e acolhedor.

A moeda utilizada na Irlanda é o euro.

Quer saber mais sobre como é estudar na  Ilha Esmeralda?
 Entre em contato com a Experience World.

Inglaterra – Reino Unido

Com uma reputação de excelência acadêmica, combinada com uma rica herança cultural e diversidade, com cidades prósperas e belas paisagens, o Reino Unido, formado pela Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales e Inglaterra, é um dos melhores destinos para aprender inglês.

A Inglaterra é, sem dúvida, o país mais popular dentre os 4 e é onde encontramos as maiores ofertas de cursos de inglês e universidades.

Os programas de idioma são para todas as idades e níveis de fluência e os requisitos básicos para ingressar no ensino superior são ensino médio ou superior completos, além do inglês avançado.

Brasileiros que planejam estudar por lá até 6 meses entram no país como turistas e precisam somente do passaporte, passagem de ida e volta, comprovante de moradia, seguro saúde, além do dinheiro para se manter no país pelo período dos estudos. Estudantes menores que 16 anos precisam estar em posse de uma carta custódia, que é fornecida pela escola escolhida. Estudantes de inglês não podem trabalhar na Inglaterra. Aqueles que querem estudar mais que 6 meses precisam solicitar o visto de estudante ainda no Brasil e, se for fazer curso superior, poderá receber um visto de trabalho.

A verdade é que a Inglaterra oferece aos estudantes internacionais uma experiência acadêmica que é muito difícil de superar. De universidades reconhecidas mundialmente à abordagem inovadora ao ensino e às principais mentes que o entregam, eles têm o que você precisa para alcançar seu potencial.

O país tem sido a escolha preferida para algumas das mentes mais importantes da história. Um em cada quatro líderes mundiais estudou no Reino Unido, por isso, se você está sonhando em alcançar grandes coisas, pode ter certeza de que está no lugar certo.

A moeda utilizada por lá é a libra esterlina.

Quer saber mais sobre como é estudar na Inglaterra? Entre em contato com a Experience World.

 

Estados unidos

Fazer intercâmbio nos Estados Unidos é um sonho de muitos estudantes e não é à toa. O país é uma potência na área de tecnologia, na agricultura, no turismo, no mercado financeiro, pelas suas indústrias, petróleo, se tornando a casa de muitos imigrantes de várias regiões do mundo, que vão pra lá, na maioria das vezes, em busca de melhores estudos, empregos e/ou qualidade de vida. Esse mix de nacionalidades, aliado ao investimento nos principais setores, enriquece o país em aspectos culturais e financeiros.

Referência em educação, os EUA também são conhecidos mundialmente pela qualidade de seus programas, corpo docente e instalações. Como um investimento no futuro do seu filho, um diploma dos EUA ou experiência educacional oferece um excelente valor. De cursos de inglês ao ensino superior, você sempre vai encontrar a opção que combina com a sua necessidade e com seu bolso (ou dos seus pais).

Pra quem quer estudar inglês, o ideal é pensar em que área dos EUA você gostaria de ir. O país é gigante e, além da diversidade cultural, existe também a diversidade climática. Da Dakota do Norte ao Texas; da Califórnia à Nova Iorque, você pode escolher se quer clima mais frio ou desértico. Praia ou Montanha.

Se o seu objetivo é educação superior, então vale a pena considerar o curso que você procura e encontrar uma instituição que esteja próxima à região de atuação: gosta de música? Talvez você considere Austin, no Texas. Tá mais ligado na moda? Nova Iorque de repente é o seu lugar. Tecnologia ou cinema? Califórnia… Outra coisa a ser levada em consideração é o seu orçamento e histórico acadêmico. Os Community Colleges, que oferecem cursos técnicos de 2 anos, por exemplo, são mais acessíveis aos estudantes internacionais. Já as universidades, requerem um planejamento maior, tanto acadêmico, quanto financeiro. É possível iniciar em um College e, ao final do programa, migrar para uma universidade.

Quando o assunto é ensino médio, sempre surge aquela dúvida: escola pública ou privada? Os EUA possuem muito mais escolas high schools púbicas do que particulares (24.000 públicas contra 3000 particulares, aproximadamente) então é natural que as melhores ofertas são para as escolas públicas.

Mas existem algumas diferenças básicas entre um tipo e outro, que devem ser levadas em consideração na hora de decidir pra onde enviar seu filho. Número de alunos – escolas públicas chegam a ter 2000 alunos, e particulares, chegam a ter a pequena quantia de 200 alunos – o suporte ao aluno, as instalações, a qualidade de ensino. O tamanho da escola por si não indica se uma escola é boa ou ruim, mas as menores tendem a ser melhores. Mas existem escolas públicas de excelência também. A outra grande diferença é em relação aos valores. As públicas chegam a ser até metade do valor de uma particular.

Sobre os programas, basicamente existem 2 tipos: o J1, que é um programa de intercâmbio tradicional, que possui preço bem atrativo, mas o estudante não escolhe nem a cidade que vai morar, nem a escola que vai estudar, ele vai ´no escuro´ e o F1, em que o estudante tem mais opções de escolha. As escolas privadas e as boarding schools fazem parte do F1 também. É muito importante que fique claro para o estudante que a colocação dele pode chegar em cima da hora – o que pode gerar bastante ansiedade – e que ele pode cair em uma cidade rural de 1000 habitantes. por exemplo.

Para qualquer programa de estudo, de qualquer duração (inclusive para estudar como turista), cidadãos brasileiros têm que, obrigatoriamente, tirar o visto ainda no Brasil. Estudantes de ensino superior podem receber um visto para trabalhar enquanto estudam e, muitas vezes, uma permissão de trabalho após a conclusão da graduação ou pós graduação.

A moeda utilizada nos EUA é o dólar americano.

Quer saber mais sobre como é estudar nos Estados Unidos? Entre em contato com a Experience World.

Demais países Europeus

Conhecida como o ´velho continente´ os países europeus oferecem muitas vantagens para estudantes internacionais, especialmente para quem está interessado em um intercâmbio cultural.

Além de preços atrativos, existe uma diversidade de programas para todas as idades, oportunidades de trabalhar enquanto estuda, não precisa de visto prévio (para permanência menor que 3 meses e 6 meses para o Reino Unido).

Além disso a proximidade e a facilidade de viajar de um país ao outro também colaboram para a grande popularidade desse continente tão rico em história e cultura.

Quem vai estudar na Europa, sempre volta pra casa com um plus a mais, que é uma bagagem cheia de conhecimento.

Para quem possui passaporte europeu, as vantagens são infinitamente maiores.

Os países mais populares entre os estudantes internacionais são a República da Irlanda, Inglaterra, França, Espanha, Alemanha.

Países como a República Tcheca e Polônia também se destacam , principalmente quando falamos de educação superior, oferecendo cursos em universidades reconhecidas mundialmente por um preço incrível, e em inglês.

A verdade é que a Europa é um continente com 50 países, cada qual com sua própria cultura, história, beleza, idioma. Do inverno ao verão, encontra-se de tudo: desde muita neve, até praias paradisíacas. E o melhor de tudo: é muito fácil e, acreditem, barato, viajar de um país pro outro.

Quer saber mais sobre como é estudar em algum país da Europa? Entre em contato com a Experience World.